Pesquisar este blog

12 de abr de 2017

Natura Sintonia Total Feminino - Avaliação


O acervo histórico da perfumaria brasileira é muito mal conservado para o público de forma geral. Mesmo casas grandes como a Natura não possuem interesse em criar ou disponibilizar ao público uma sessão de patrimônio que mantenha as descrições, notas e informações de suas criações que já não estão entre nós. Quando um amigo me ofereceu e me enviou uma amostra do perfume Sintonia Total Feminino me deparei com tal problema: não há sequer UMA foto oficial da marca do perfume na internet. É como se para efeitos atuais ele nunca tivesse existido na marca.

Isso é uma pena, pois Sintonia Total é um dos femininos mais antigos da marca que é capaz de explorar as notas almiscaradas e frescas que a marca tanto utiliza sem cair no lugar comum de vários perfumes femininos da Natura. Se sentido no escuro certamente passaria por uma criação importada de alguma grife de prestígio dada a combinação equilibrada de notas adocicadas, atalcadas, almiscaradas e especiadas.

A composição abre com um frescor mais típico de um perfume masculino, algo cítrico indo quase na direção de um novo frescor metálico. Um toque de noz moscada e de anis torna esse momento mais interessante e rapidamente Sintonia Total mostra seu aroma aveludado, uma mistura de musks. notas abaunilhadas e um aconchegante aroma atalcado e balsâmico que remete a iris e benjoim. Há uma aura oriental com um quê clássico distante, algo que raramente a marca costuma trabalhar em sua perfumaria. Creio que a impressão mais minimalista que o frasco passa nunca tenha atraído público suficiente para seu interessante aroma. É uma pena, pois é uma ideia muito bem orquestrada e desperdiçada, que pelo menos poderia ter sua história preservada como algo diferente e sofisticado que a marca já disponibilizou a seus clientes.