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28 de mar de 2017

Bruno Fazzolari Monserrat - Fragrance Review


Português (click for english version):

É interessante observar o quanto a cor é uma influência recorrente e unificadora dos perfumes criados pelo artista Bruno Fazzolari. Se em Lampblack ele recorre a um dos pigmentos mais primitivos da história como inspiração e se em five ele usa a cor por meio da luz como inspiração em seu cítrico modernizado, em monserrat o artista faz uma homenagem temática e sinestésica a uma combinação de duas tonalidades que funcionam bem de maneira complementar.

Monserrat é nomeado de uma forma inteligente, fazendo uma referência a uma tonalidade de laranja mais pastel e também uma referência aos afrescos italianos de cores em tons mates. Monserrat também possui uma note de cor fantasia chamada de "Setting Plaster", que é uma tonalidade de rosa bem delicado muito utilizado em casas com acabamento de gesso. Com ambas as referências levando a composição, Bruno se arrisca em um projeto conceitual para um musky floral com nuances frutadas.

É certamente algo difícil de ser realizado na perfumaria independente visto que essa é a uma combinação muito recorrente na perfumaria comercial, mas Bruno a utiliza com toda a sofisticação e delicadeza que as cores evocam, Monserrat possui um cítrico suculento, levemente adocicado e brilhante, com um raio de sol alaranjado em um dia em que a iluminação parece vir de forma filtrada e amena pelas nuvens. Ao redor dessa ideia Bruno utilizada o osmanthus e suas tonalidades florais e frutadas para reforçar o colorido alaranjado da ideia. Um bouquet delicado de jasmim, leves toques de rosa e lírio complementam e sugerem o delicado rosa das paredes de gesso. A base de musk junto a nuances de iris acaba ajudando a criar o efeito de um aroma de massa recém colocada.

É provável que o aroma mais delicado e discreto de Monserrat agrade mais ao público feminino do que masculino e percebo que seu cheiro parece perfeito como uma base para aplicar outros perfumes de tons similares - imagino que Monserrat ficará perfeito combinado ao Lutens Nuit de Cellophane ou ao Parfums de Empire Osmanthus Interdite.

English:

It is interesting to note how much color is a recurring and unifying influence in the perfumes created by the artist Bruno Fazzolari. If in Lampblack he uses one of the most primitive pigments in history as inspiration and if in Five he uses color by means of light as inspiration in his modernized citrus, in Monserrat the artist does a thematic and synesthetic homage to a combination of two tonalities that work well in a complementary way.

Monserrat is named in a clever way, making a reference to a more pastel orange tint and also a reference to the Italian frescoes in matt tones. Monserrat also has a note of a fancy color called Setting Plaster, which is a very delicate rose shade much used in homes with plaster finish. With both references leading to composition, Bruno ventures into a conceptual design for a musky floral with fruity nuances.

It is certainly something difficult to perform in independent perfumery since this is a very frequent combination in the commercial perfumery, but Bruno uses it with all the sophistication and delicacy that the colors evoke, Monserrat has a juicy, slightly sweet and bright citrus, like an orange ray of sunshine on a day when the illumination seems to come in filtered and amene form by the clouds. Around this idea Bruno used the osmanthus and its floral and fruity shades to reinforce the idea's orange color. A delicate bouquet of jasmine, light touches of rose and lily complement and suggest the delicate rose of the plaster walls. The musk base along with nuances of iris ends up helping to create the effect of a freshly placed mass aroma.

It is likely Monserrat's more delicate and discreet scent will please the female audience more than masculine, and I perceive that its scent sounds perfect as a basis for applying other perfumes of similar tones - I imagine that Monserrat will look perfect in combination with Cellophane's Lutens Nuit or Parfums de Empire Osmanthus Interdite.