Pesquisar este blog

12 de dez de 2016

Natura Esta Flor Flor de Laranjeira - Fragrance Review


A crise financeira pode ter desacelerado a Natura mas certamente não parou os planos de investimento da empresa em uma perfumaria mais seletiva. A linha Esta Flor nasceu em 2015 com um conceito bem claro de trazer para o público brasileiro perfumes que exploram conceitualmente as matérias-prima mais preciosas da perfumaria, uma forma de atuação similar a de linhas exclusivas de grandes marcas internacionais e de nicho. Depois do sucesso de vendas do Esta Flor Rosa e do pouco sucesso do Esta Flor Íris (que inclusive em breve será descontinuado), a marca retorna com uma outra flor clássica e preciosa da perfumaria, a flor de laranjeira.

Um ingrediente praticamente universal em diversas culturas, a flor de laranjeira é única em sua versatilidade, riqueza de aroma e possibilidade de extrações distintas com resultados diferentes de acordo com a técnica (por destilação a vapor produz-se o Néroli, de perfume aromático mais cítrico e fresco, ao passo que a extração por solventes resulta no absoluto mais carnal e denso da flor de laranjeira). Essa popularidade toda certamente torna difícil a inovação ao redor do tema e na minha opinião a Natura acerta em resolver não tentar e produzir algo estranho e que não tenha a ver com a flor - a exemplo do que aconteceu no Esta Flor Íris.

É um perfume que em um teste cego poderia surpreender a muitos como uma criação nacional e que não fica devendo nada para criações mais exclusivas. O único ponto talvez que entregue seu lado mais comercial é a saída, que acaba privilegiando um lado mais floral comercial e limpo da flor de laranjeira. Porém, quanto mais evolui, mais Esta Flor Flor de Laranjeira mostra as diversas facetas dessa deliciosa flor: o lado cítrico mais amargo, o aspecto floral cítrico e fresco, as nuances mais verdes, até mesmo uma sutil doçura que alguns acordes de laranjeira possuem e que remetem a marmelada de laranja. Seguindo a ideia do monotema, Esta Flor Flor de Laranjeira possue uma base bem mínima, um conjunto de musks que apenas garante que o frescor e a sensualidade da flor de laranjeira durem na pele.

A princípio, esse integrante da linha parece bem discreto na pele, o que dá a impressão de que não irá durar. Entretanto, conforme evolui seu aroma consegue encontrar um bom equilíbrio entre delicadeza e presença e o cheiro permanece umas 6-8 horas na pele, algo entre uma edt e uma edp. E apesar de direcionado para o público feminino, a evolução de Esta Flor Flor de Laranjeira mostra um cítrico floral musk que poderia agradar muito bem ao público masculino também. É uma boa retomada da linha na direção certa.

2 comentários:

Sanzio Onofre disse...

Amo florais! Dos três, esse foi o que mais gostei. Qual será a próxima flor? Adoraria ver a violeta nessa linha!

Henrique/Rick disse...

Eu acho que pode ser o Jasmim talvez Sanzio Onofre. Só espero que a marca não faça um Esta Flor Frésia

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here