Pesquisar este blog

21 de jun de 2016

L'Acqua di Fiori Evolution Rose e Evolution Onix - Avaliações


No processo de uso e observação na pele dos perfumes Evolution Onix e Evolution Rose me peguei refletindo quanto ao processo de desenvolvimento da identidade de nossa perfumaria nacional. Não é surpresa devido ao contexto histórico da perfumaria brasileira que dependemos pesadamente dos sucessos e tendências internacionais para o desenvolvimento de novos produtos locais. O interessante, porém, é o como essa tarefa pode encontrar tanto variações interessantes em ideias já conhecidas como manter inalterado a proposição de produtos para um determinado público.

Evolution Rose da L'Acqua di Fiori me faz pensar justamente na questão da variação interessante dentro de uma ideia já conhecida, no caso o sucesso estrondoso de vendas La Vie Est Belle, um perfume que é copiado até pelas marcas importadas. Evolution Rose me chama a atenção por oferecer uma ideia mais refinada e adulta da combinação floral powdery açucarada de La Vie. Assim, é possível perceber com maior naturalidade e sofisticação um delicado acorde de rosas, violetas e iris que se desenvolve ao redor do aroma açucarado e amendoado. A Base de Evolution Rose também é interessante, se mostrando mais amadeirada e com um leve toque ambarado torrado, elementos que se mostram distintos em relação a ideia na qual ele parece se inspirar.

Já Evolution Onix demonstra algo que não é exclusivo da L'Acqua di Fiori e sim constante em todas as marcas brasileiras quando se trata de perfumaria masculino, que é a aversão a riscos. Evolution Onix é o tipo de perfume que se sabe que vende, visto que sua ideia já foi reciclada em várias nuances ao longo dos anos na perfumaria masculina. É difícil dizer até qual perfume ele lembra, porém em linhas gerais parece remeter a uma versão mais cítrica do Fierce da Abercrombie. Remete também a um perfume lançado após ele, o Sauvage da Dior, por seguir um mesmo caminho cítrico, aquático e amadeirado transparente. A forma como as notas foram utilizadas/construídas aqui dificulta uma descrição aprofundada, já que o perfume não mostra muitas nuances na pele. É uma criação que se parece discreta, homogênea e polida, porém o tipo de companhia que você se esquece que está ao seu lado as vezes.