Pesquisar este blog

10 de mai de 2016

Natura Ekos Flor du Luar - Avaliação


Desde o ano passado eu tenho visto a Natura patinar bastante no processo de renovação da sua linha feminina. Apesar da disposição em renovar seu portfolio e investir em novos perfumes, boa parte do que a marca lançou em 2015 se mostrou ser na prática composições apáticas e medíocres, de performance baixa e preço não condizente com o entregue. Tirando a Linha Esta Flor e as edições limitadas do Luna Rosé e Una Intenso, os perfumes femininos avaliados pela Natura mostraram-se incapazes de ajudar a empresa a ficar mais próximo da sua meta, a de reconquistar a liderança do mercado nacional. Por isso o investimento e certamente a expectativa  com Ekos Flor do Luar foram igualmente altos.

Com a nova criação da linha que preza por ativos nacionais de uso inovador do mercado de perfumaria e cosméticos a marca tenta e consegue com sucesso criar um perfume que tem toques de inovação, criatividade no conceito e apelo popular, seja no aroma como um todo ou na faixa de preço em que a marca quer posicionar Ekos Flor do Luar. Foi uma combinação de fatores que estavam ausentes nos lançamentos anteriores da marca.

Primeiramente, Ekos Flor Do Luar tem uma história para contar e ela é transmitida de forma eficiente pela empresa, mesmo que seja por meio da criação de uma fantasia. A marca se utiliza de ativos explorados anteriormente (Priprioca, Pataqueira, Copaíba) para capturar o conceito de uma flor de cacto amazônico que floresce apenas uma noite por ano e que é conhecida pelos biólogos por ter um aroma bem marcante, a flor do luar. Aqui estamos em um terreno de fantasia e abstração, visto que a extração e operacionalização do oleo essencial de tal flor seria inviável e provavelmente colidiria com a estratégia biosustentável da marca. Porém, com a ajuda de técnicas modernas de captura e análise de cheiro é possível entender e reproduzir o aroma de tal flor.

A primeira vista Ekos Flor do Luar não me chamou a atenção, o que me levou a rotulá-lo rapidamente como uma variação do chypre floral moderno do Misteriosa Pataqueira. Porém, o cheiro na pele é bem mais interessante e complexo e considerando a faixa de preço do produto (o que limita certamente o valor da fórmula), Ekos Flor do Luar é uma criação muito bem elaborada. Seu cheiro floral poderia cair em algo caricato, um floral branco gigantesco, doce e enjoativo, porém há um equilíbrio do começo ao fim da composição. Ela se inicia com o aspecto chypre moderno mais evidente e algo um pouco cítrico e que remete a lavanda. Em pouco tempo porém é possível perceber um aroma floral abstrato que oscila entre um Jasmim mais adulto e seco no aroma, uma leve sugestão do cheiro das pétalas de rosa e um floral mais verde que me remete um pouco a um acorde bem composto de lírio do vale. Há uma parte mais adocicada, vanílica e com tons de coumarina atuando de pano de fundo no aroma, porém sem se destacar ou dar um aspecto doce a composição. A base em vez disso mostra um aroma almiscarado, um pouco resinoso, amadeirado e com um leve quê powdery que remete a cheiro de lápis. É certamente um aroma de nuances e de equilíbrio entre essas nuances.

Apesar da marca classificá-lo como um floral de uso noturno, a não ser que você more no Brasil nas regiões mais úmidas e de calor constante é possível usar Flor do Luar tranquilamente durante o dia. Diferente de muitos dos perfumes lançados ano passado, a composição mantém a intensidade do cheiro praticamente constante e não se mostra decepcionante passado a fase inicial. É um produto muitíssimo satisfatório em todos os pontos de vista e é o tipo de criação que a marca deve continuar a investir para conquistar mais clientes e recuperar a liderança.

2 comentários:

Frida NomeKahlo disse...

Comprei esse perfume neste mês. Nunca vi antes coisa tão agressiva às minhas narinas.
Não tive coragem de presentear alguém, joguei fora.

Vera Cristina disse...

Gostei da amostra. Depois comprei o perfume e no primeiro contato ele é bem forte . Depois é tão agravável e confortável. Fixação longa e pela primeira vez eu sinto por horas o perfume em mim. Todos os outros que usei lamentava apenas ter os elogios e não sentir nada. agora sim tenho um perfume para uso diário que me dará o prazer diário.