Pesquisar este blog

11 de fev de 2016

Santi Burgas LÔVANN, LÔTREE, LÔMUSK e LÔENCE - Avaliações


Santiago Burgas conseguiu se sair bem sucedido no desafio proposto por si próprio ao criar a LÔANT Collection. As criações de fato tem um caráter complementar e cortam em diferentes pontos aromas que você sentiria em um perfume que passa pela saída, coração e fundo. Porém, ao dividí-los percebe-se que Santiago tomou o cuidado de ir além de meros acordes simples para entregar criações completas.

A última etapa que faltava ser avaliada na LÔANT Collection eram os perfumes que compõem a base do sistema de comunicação, as FOND Notes. Não percebo neles uma diferença de profundidade nas mensagens, entretanto isso se deve a característica menos volátil dos materiais que fazem parte dessa seção da coleção. Ainda sim percebo que assim como nos elementos do topo os perfumes que fazem parte dessa seção são complementares entre si e, além disso, é possível para mim perceber uma certa afinidade natural entre os membros do topo e da base (com LÔANT funcionando como um coringa que se combina bem com todos).

Vamos aos perfumes:

LÔVANN: de todos esse é um dos meus favoritos da coleção e como o próprio nome diz esse é um perfume que exalta o aroma delicioso e bem amado da baunilha. É uma escolha boa visto que um perfume que dê ênfase nela costuma funcionar bem como centro da composição. Há um ar gourmand delicioso que me remete a uma versão de baunilha do Hermès Ambre Narguille: a maçã e o mel dão um aroma licoroso, doce e que remete a torta, enquanto que o trio de diferentes baunilhas e o aroma de coco preenchem essa sensação com um cheiro cremoso, doce, lactônico e açúcarado. A mensagem de LÔVANN é certamente a de conforto e prazer. LÔVANN me parece ter maior afinidade de combinação com o cheiro floral branco de LÔJAZZ.

LÔTREE:  estamos diante do membro da camada de base do sistema de comunicação que representa a segurança e robustez da mensagem transmitida pelo aroma das madeiras. Em LÔTREE percebo uma aura que é ao mesmo tempo clássica e moderna pois combina tons de musgo de carvalho, um sândalo entre o aroma amadeirado seco e lactônico e um aroma ambarado, levemente doce e um pouco animálico de um acorde de oud. O uso bamboo na composição acaba dando um leve toque verde e fresco a composição. Pelo caráter secundariamente árabe e tom amadeirado da composição LÔTREE parece perfeito para ser misturado a LÔROSE.

LÔMUSK: a minha única decepção na LÔANT collection é a mensagem de LÔMUSK. Suspeito que sou anósmico ou detecto bem pouco o aroma dos musks utilizados aqui, de forma que a mensagem transmitida para mim se perde, chega como um ruído olfativo. O que é possível de ser percebido não me agrada, tem um aroma que me remete ao cheiro de musks utilizados em desodorante e aroma de naftalina. Porém, conhecendo o caráter dos musks, é bem possível que para outros o cheiro seja totalmente diferente. Vejo que como base ele irá funcionar perfeitamente junto com LÔANT para dar fixação e segurar os elementos voláteis de LÔBITT. Vejo que pode ser combinado também com os outros integrantes dessa camada olfativa, mas sozinho é o único que eu não consigo ver muito valor.

LÔENCE: como uma mensagem feita com um prazo de validade, LÔENCE é um integrante especial e comemorativo da coleção, com tiragem limitada de 1000 exemplares. Para mim é um dos mais densos da coleção, chegando quase a ser uma composição árabe pela predominância de diversos tipos de incenso, patchouli e o que parece para mim o uso de alguma base sintética de oud ou algum tipo de extração que favorece as nuances amadeiradas e de musk. No primeiro momento, há um aroma que remete a cheiro de tinta perolada, porém que vai se dissipando e dando espaço para um aroma amadeirado seco com toques frescos de zimbro. O aroma incensado nunca se torna defumado e se mistura bem ao cheiro do acorde de agarwood e ao aroma alcóolico e de chocolate amargo do patchouli. LÔENCE me parece perfeito para tornar LÔTREE ainda mais complexo ou para ser combinado com o aroma das rosas e do patchouli de LÔROSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here