Pesquisar este blog

8 de fev de 2016

Santi Burgas LÔBITT e LÔJAZZ - Avaliações





Por mais que tenhamos décadas de avanços e conhecimentos na perfumaria, é certo que ainda temos um mundo cheio de conceitos pouco explorados e que podem trazer novas interpretações à velhas ideias. E foi isso que me despertou o interesse ao tomar conhecimento da marca Santi Burgas, criada pelo artista Santiago Burgas. Ele encontrou a inspiração nas formigas e seu complexo sistema de comunicação para criar as bases de sua primeira coleção de perfumes. As formigas utilizam um complexo sistema de mensagens relacionadas a cheiros emitidos por elas, que podem ser combinados para formar uma nova mensagem.

Santiago transpôs esse conceito para cada um dos integrantes da LÔANT Collection, criando perfumes que são feitos para terem sentido isoladamente ou serem harmonizados entre si e assim formarem novas mensagens olfativas. Vejo que a abordagem de layering/combinação não é nova no mundo da perfumaria, entretanto é mais comum encontrá-la relacionada, como nos perfums da Jo Malone, a uma pirâmide simplificada e a aromas específicos como conceito. O Diferencial aqui é que Santi Burgas tenta manter a complexidade porém cortando a pirâmide em 3 pontos diferentes, com perfumes que assim favorecem essas diferentes partes da evolução.

LÔBITT e LÔJAZZ fazem parte das criações que as notas de topo, geralmente composta de elementos mais voláteis e que passam a impressão inicial da composição. Creio que essas devem ter sido mais difíceis de harmonizar, considerando que um perfume feito predominantemente de notas de topo tende a ser intenso logo de cara e a evaporar rapidamente, deixando pouco ou nada na pele. Porém, para dar a impressão de perfumes que passam o topo da comunicação eles devem ser feitos com uma boa quantia de elementos aromáticos voláteis e aí que mora o desafio dessas criações.

Dos dois avaliados, LÔBITT é o que possui o maior desafio nesse sentido, sendo composto quase exclusivamente de cítricos. A mensagem que ele passa é alegre, revigorante e energizante, um aroma perfeito para uso após o banho ou logo pela manhã. Seu cheiro me remete a uma combinação de aroma suculento de tangerinas e laranjas combinadas ao cheiro mais amargo e intenso das folhas. O aroma cítrico, fresco e floral clean e leve do neroli acaba dando suporte a parte mais frutal da idéia. Acho curioso que a combinação dos elementos cítricos por um breve momento me passa o cheiro fenólico e emborrachado do tomilho sem que haja tomilho listado entre os aromas. LÔBITT acaba sendo mais efêmero, porém durando bem para algo cítrico e que me parece bem natural. Seu cheiro é bem perceptível durante 2 horas na pele e depois evolui para algo bem discreto e musk. Me parece perfeito para ser combinado com outros integrantes do kit.

Já LÔJAZZ funciona de forma mais complexa e dinâmica apesar de ser uma das criações propostas como um integrante dos aromas de topo da coleção. Certamente isso acontece devido ao perfil escolhido para ser retratado aqui, um mix de flores brancas que fazem uma comunicação sensual e curvilínea do ponto de vista dos aromas. Vejo que em LÔJAZZ iononas fazem o papel das violetas e assim conferem um pano de fundo que é levemente polvoroso e clean ao mesmo tempo, passando uma sensação macia de sabão que permanece um bom tempo na pele. Sobre isso temos flores de excelente qualidade passando um aroma vibrante - o perfume abre com uma explosão delas, como uma chuva de diversos tipos de pétalas brancas. Para mim, o aroma do jasmim é dominante, com seu cheiro frutal delicioso e suas nuances que remetem a flor de laranjeira se misturando com o aroma mais clean e floral do néroli. A Magnolia confere um lado interessante a composição, algo um pouco cítrico e que sugere um aroma floral que me remete a oliveira, como se tivéssemos na composição flores de oliveira. Apesar de um certo ar retrô, LÔJAZZ me parece moderno e direto em sua evolução e com uma boa duração na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here