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7 de fev de 2016

Alaïa Paris Azedine Alaïa - Fragrance Review



Português (scroll down for english version): as vezes eu tenho a impressão de que a perfumaria como um todo voltou 15 anos e que estamos novamente presos a mentalidade do começo da década de 2000. De um lado temos uma espécie de homogeneidade tanto no mercado comercial como de nicho, com a única diferença nesse momento sendo o nicho deixando de ser o principal responsável pela novidade e passando a seguir religiosamente tendências e notas como a perfumaria mais comercial. De outro, temos casos em isolado de perfumes como Alaïa, criações que parecem fugir do que um perfume masculino ou feminino deve seguir e de quais notas devem ser as importantes.

Se há um risco em Alaïa Paris ele para mim se encontra mais no atingimento da inspiração pessoal de Azedine do que no aroma em si. Azedine se inspirou em memórias de sua infância e foi bem claro em pedir um perfume que não predominasse nenhuma nota, que não fosse oriental e que não tivesse flores brancas. E com isso recebeu um aroma segunda pele de musks, uma espécie de malha olfativa que certamente devido aos musks terá diferentes impressões para cada pessoa. Para mim, Alaïa Paris remete, curiosamente, a um aroma brilhante de aldeídos, um cheiro frutal de cor verde, que me remete a melão, traços abstratos de rosa e uma base de musk macio, levemente animálico talvez, que se descortina com algo que remete a um uso abstrato de incenso.

De alguma forma, Alaïa Paris me faz pensar em uma das criações mais interessantes da YSL enquanto Tom Ford estava na direção criativa da marca: o ousado e sensual perfume de incenso, orquídeas e musk, nu edp. Isso talvez me preocupe, visto que perfumes como NU por mais interessante que sejam raramente sobrevivem muito tempo a dura ralidade das prateleiras. Eles não precisam ser necessariamente conceituais para que sejam difíceis de vender, mas eles oferecem uma experiência pessoal que costuma demorar mais tempo para se absorvida pelo público e levar a fidelização. Espero que Alaïa Paris escape desse mal.

English: 

Sometimes I have the impression that the perfumery as a whole returned 15 years and we are again stuck in the early 2000s mentality. On one of the sides we have a kind of homogeneity both in the commercial market as a niche, with the only difference this time being the niche ceasing to be primarily responsible for the novelty and going religiously following the trends and notes as the most commercial perfumes. On the other, we have in isolated cases perfumes like Alaïa, creations that seem to get away from what a male or female perfume should follow and which notes should be important.

If there is a risk in Paris Alaïa for me is more on the achievement of Azedine personal inspiration than the scent itself. Azedine was inspired by his childhood memories and was very clear in asking for a perfume that does not predominate any note, that it was not Oriental and didn't have white flowers. And with that it received a second skin scent of musks, a kind of olfactory mesh that certainly due to musks have different prints for each person. For me, Alaïa Paris refers, interestingly, a bright aroma of aldehydes, a fruity smell of green color, which brings me to melon, rose abstract strokes and a soft musk base, slightly animalic perhaps that unfolds with something refers to an abstract use of incense.

Somehow Alaïa Paris makes me think of one of the most interesting creations of YSL while Tom Ford was in the creative direction of the brand: the bold and sensual scent of incense, orchids and musk, NU EDP. This worries me, since perfumes like NU as interesting as they are rarely survive long enought to the hard reality of the shelves. They don't need to necessarily be conceptual to be difficult to sell, but they offer a personal experience that often take longer to be absorbed by the public and lead to loyalty. I hope Alaïa Paris escape this evil.

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