Pesquisar este blog

31 de dez de 2015

Meus 50 Preferidos de 2015


Eu sempre fui resistente a fazer listas devido a minha dificuldade de ser uma pessoa sintética. Para mim, detalhes são importantes e detesto ter que me limitar a poucas opções. Mas decidi tentar fazer uma  a minha maneira. Não selecionei necessariamente os melhores perfumes que passaram pelo blog em 2015, mas todos aqueles que ao olhar para o nome entre todas as opções eu me lembrei com saudade de ter avaliado. Para não tornar o post longo demais e cansativo, irei descrever cada perfume com uma sentença apenas. As escolhas estão em ordem alfabética.

Esse ano para mim foi importante, já que voltei a escrever no blog e a recepção foi muito boa. Agradeço a todos vocês que durante esse ano leram e comentaram aqui. Apesar de eu sempre escrever primeiramente para mim sei o quão importante são os meus leitores. Um bom conteúdo sem ninguém para ler do outro lado é um conteúdo morto.

E desejo a todos nós um 2016 muito bem perfumado. Que em meio aos diversos lançamentos medíocres que virão nós possamos encontrar bons aromas e perfumes bem feitos e que nos satisfaçam.

1 - 4160 - The Dark Heart of Old Havana

Uma fragrância de tabaco pela perspectiva de um delicioso aroma de jasmim.

2 - Amberfig - Café Massoia

Uma interpretação gourmand alcóolica e encorpada de um café aromatizado com amêndoas.

3 - Amberfig - Oriental Noir

Um ode aos aromas orientais ambarados clássicos sem medo de usar especiarias.

4 - Andy Tauer - Phi Une Rose de Kandahar

Certamente um dos perfumes mais belos de rosas que eu já senti.

5 - Ane Walsh - Fleur de Canelle


Ane canalizando o estilo clássico Guerlain em um aroma polvoroso, floral e doce. Divino.

6 - Ane Walsh - Snowiz

Um perfume que brinca com o lado leve e carnal das flores brancas e cítricas.

7 - Angela Ciampagna Liquo

A obra prima de um licor de anis de uma casa de nicho cheia de criações pobres.

8 - Atelier des Ors Aube Rubis

Um exemplo de como fazer um chypre moderno rico e de excelente performance.

9 - Boticario Zaad  Vision

Uma versão acessível do clássico M7 para matar a saudades desse brilhante perfume descontinuado.

10 - Bruno Fazollari - Au Dela

Uma das criações de flor de laranjeira mais elegantes já feitas.

11 - Cartier - L'Heure Perdue

Um estudo sobre como criar um aroma luxuoso e quente a partir de uma fórmula compacta e de notas conhecidas

12 - Chanel Misia

Um aroma nostálgico que interpreta com máxima elegância o aroma  assinatura da marca, a combinação polvorosa com nuances de iris e violeta.

13 - Charme Essência - Encanto d'Charme

Um belo exemplar nacional de nicho com um aroma oriental quente, complexo e duradouro.

14 - Clinique - Aromatics in White

Um estudo de como fazer um aroma branco, perolado e em perfeita sintonia com o frasco

15 - Dior Cuir Cannage

Uma criação exclusiva que trás novamente a elegância do aroma clássico e polido dos perfumes de couro do passado.

16 - En Voyage Frida

Um ode a complexidade, beleza e exotismo da flor tuberosa e de Frida Kahlo.

17 - En Voyage Café Cocoa

Um café gourmand, quente, encorpado e perfeito para o inverno.

18 - EnVoyage Fiore di Bellagio

Mostra o que o Bellodgia da Caron deveria ser e não é mais. Um dos melhores perfumes de cravo.

19 - Eudora Prelude S

Criação nacional original, um gourmand de mel e laranjeiras de excelente duração e delicioso em seu aroma.

20 - Eudora S.Excès Femme

Uma tentativa bem sucedida de incorporar discretamente o aroma de oud em um chypre moderno com nuances de iris

21 - Frederic Malle - Le Parfum de Therese

Uma criação atemporal nos moldes do clássico Diorella

22 - Guerlain - Habit Rouge Dress Code

O único perfume acessível da Guerlain que me fez lembrar o motivo de eu amar a marca.

23 - Hiram Green - Moon Bloom

Para quem ama tuberosas, esse é essencial.

24 - House of Matriarch - Daft Love

Um delicioso aroma doce, amadeirado e com nuances de coco que personifica com estilo uma das minhas músicas favoritas.

25 - Jessica Simpson - Fancy Nights

Oriental clássico e bem orquestrado que deixa perfumes muito mais caros no chinelo.

26 - Mahogany Black Rose

Uma rosa retrô, meio incensada, que remete ao estilo clássico dos anos 80.

27 - Mahogany India Misteriosa

Uma prova de que a inspiração em um perfume conhecido como Eden pode trazer nuances interessantes ao aroma original.

28 - Masque Milano Russian Tea

Um retrato fantástico da Rota do Chá, um aroma esfumaçado e verde interessantíssimo.

29 - Mendittorosa - Le Mat

Um aroma rico e encantador de rosa, patchouli e gerânio, um dos meus favoritos do ano.

30 - Mendittorosa - Sogno Reale

Um interessante uso de um acorde salgado e mineral numa criação original e bem elaborada.

31 - Narciso Rodriguez Narciso

Mostra o estilista sendo capaz de expandir sua predileção por perfumes chypres modernos e almiscarados em uma direção mais amadeirada.

32 - Natura Essencial Estilo Masculino

Um dos grandes acertos da natura esse ano, um perfume amadeirado mineral que parece importado.

33 - Natura Esta Flor Rosa

Uma bela interpretação transparente, delicada e levemente frutada da rainha das flores

34 - Natura Homem Madeiras

Um segundo aroma amadeirado e mineral que vai mais na direção do vetiver. Tão bom quanto o Essencial Estilo.

35 - Natura Intuição

O Floral Branco mais elegante que a marca já fez. Deveria voltar a ser produzido.

36 - Natura Una Intenso

A edição limitada tornou o tradicional Una mais gourmand e doce sem perder o lado atalcado e almiscarado. Deveria ser parte fixa da linha.

37 - Nimeré Parfums - Mandala of Desires

Uma ótima justaposição de aromas amadeirados e almiscarados com um delicioso acorde de iris e chocolate. Outro dos meus favoritos esse ano

38 - Olivier Durbano - Heliotrope

Uma criação do aroma amendoado de heliotropo que me fez rever o que eu achava da marca.

39 - Papillon - Annubis

Um perfume dark de couro simplesmente divino.

40 - Papillon - Salomé

Um chypre clássico de jasmim que faz jus a toda a sensualidade prometida.

41 - Pekji - Holy Shit

Uma das maiores surpresas do ano, um perfume de incenso e tons animálicos que eu nunca imaginei que iria amar.

42 - Pell Wall - Persian Prince

Um retrato elegante e confortável de usar da flor jacinto e um perfume que entrega o cheiro de sabonete chique que eu sempre procurei.

43 - Pk Perfumes ERE

Um Fougere clássico feito com a qualidade máxima que essa família exige.

44 - Sebastiane - Espresso Royale

O melhor perfume de café que eu já provei até hoje. Fixação e projeção absurdas.

45 - Sisley - Soir d'Orient

Uma visão elegante do aroma de oud e rosa em combinação com elementos chypres clássicos.

46 - Tabacora - Salim

A melhor visão ocidental de um attar oriental de oud e rosas que eu tive chance de conhecer.

47 - Ungaro Woman - Vintage

A maior prova de que os perfumes atuais da Ungaro são tudo porcaria.

48 - Volnay - Etoile d'Or

Um exemplo de livro de como trazer de volta uma grife e um perfume clássico com toda a elegância necessária.

49 - Zoologist Perfumes Panda

Uma deliciosa composição verde, cítrica e de toques aquáticos. Como fazer um perfume inspirado em um animal sem ser animálico.

50 - Zoologist Perfumes Hummingbird

Uma maravilhosa composição de frutas e flores que alude ao nectar coletado pelo beija-flor. Outra obra prima da Zoologist.

2 comentários:

Rafael Oxn. disse...

AVÁ que nao tem nenhum Hugo Boss ai na sua lista!? hahaha

legal ver perfumes nacionais (sejam eles nicho ou nao) serem citados. Ótima lista



ah, obrigado pelo " bom conteúdo" do blog ;D (mas é modesto esse cara! kkkk

Henrique/Rick disse...

Se nem eu achar o conteúdo do blog bom a coisa tá feia né rs

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here