Pesquisar este blog

2 de nov de 2015

Natura Esta Flor Rosa - Avaliação


Um segmento de mercado que eu sempre me perguntava se um dia chegaria ao mercado nacional é o da perfumaria comercial exclusiva ou de luxo, que no fundo acaba sendo uma resposta do mercado comercial a perfumaria dita de nicho. Empresas como Cartier, Prada, Guerlain, Dior e Chanel criaram linhas exclusivas e mais luxuosas para atender aos gostos de seus consumidores por esse tipo de perfumaria. E me parecia razoável que algum dia esse conceito chegasse a terras brasileiras. Hoje vejo o que me parece o primeiro passo nesse sentido e não é surpreendente que ele venha da Natura, uma empresa onde inovação sempre esteve no DNA.

Acho interessante que ao criar a linha Esta Flor a marca tenha aderido aos códigos desse tipo de coleção - mesmo frasco para todos os integrantes da linha, frascos elegantes e relativamente simples e temas focados em determinadas notas relativamente conhecidas. Ainda sim ao fazer isso a marca ofereceu um produto com um preço que se não é barato é bem razoável para o tipo de perfume de luxo que a empresa deseja criar. Tendo em mãos, você percebe claramente que há uma coesão entre design proposto e aroma: o frasco, assim como o perfume, é um bloco elegante, límpido e sofisticado e a embalagem apresenta uma versão artística em raio-x da rosa. Na essência, é como se a marca analisasse o raio-x do aroma da flor e o interpretação de forma elegante, minimalista e sofisticado, num equilíbrio entre difusão e intensidade do aroma.

A Rosa não é à toa a rainha das flores, sendo uma das que possui o perfil aromático mais complexo na natureza, com alguns aroma químicos presentes em grandes quantidades e outros que aparecem em traços mas são essenciais para a identidade dos diferentes tipos de rosa. Em Esta Flor Rosa, o tipo escolhido para o conceito é a Rosa de Damasco, mas a marca poderia ter mantido a associação, se quisesse, com a alma da rosa em si. Ainda que seja possível perceber o aspecto mais licoroso e encorpado da Rosa de Damasco, ele é apresentado de forma delicada, equilibrado com o lado mais verde da flor. O aspecto mais anti-séptico e um pouco ácido das rosas é mantido de fora desse acorde, substituído por uma saída um pouco frutal e especiada, como se misturasse toques de framboesa (ou alguma outra fruta silvestre) e pimenta rosa. De fundo, percebe-se um base com nuances de musk, incenso e madeiras sustentando o acorde de Rosa sem retirar o foco da flor.

Esta Flor Rosa consegue criar o tipo de floral delicado e de boa presença que a marca tentou o ano inteiro na perfumaria feminina - e que na minha opinião só obteve sucesso com esse lançamento atual. É uma Rosa moderna, perfeitamente relacionada com a interpretação soliflore proposta pela marca e alinhada com a apresentação do produto. É um interessante novo caminho para a empresa, que se administrado da forma correta pode ser um grande sucesso.

UPDATE: a minha amiga talentosa Luciana do Floral e Amadeirado escreveu uma belíssima resenha dele. Vale a pena conferir!

http://www.floraleamadeirado.com/2015/12/resenha-esta-flor-rosa-natura.html

14 comentários:

lou.garcez disse...

Amigo, que resenha maravilhosa! Parabéns! Tomara que ele chegue logo aqui na Bolívia. A proposta da Natura é louvável e espero que os outros lançamentos sejam tão ou mais interessantes que esse! Bjs!

Henrique/Rick disse...

Espero que não seja uma linha local e chegue logo aí!

lou.garcez disse...

Eu tb, Rick!

Márcia Fernanda de Oliveira Soares disse...

Estou ansiosa com a novidade!

Wigui disse...

Eu ganhei uma amostra e gostei bastante. :)

Samara Morais disse...

Gostei muito da sua resenha e dos comentarios que você fez sobre o frasco e a caixa. Na sua opinião, lembrou algum outro perfume com rosa? Beijos.

Henrique/Rick disse...

Obrigado Samara :) Olha, não me lembrou nenhum especificamente não. Em estilo, eu diria que talvez o estilo de rosas do chloe, uma rosa mais delicada, acetinada, não aquela rosa bem densa no cheiro. Mas ainda sim não se assemelham no cheiro, só na forma como trabalham a rosa mesmo.

Natally Nayutta disse...

Eu amei a sua resenha! Sou apaixonada por perfumes de rosas!

Henrique/Rick disse...

Obrigado Natally :) Eu também gosto de rosas e esse aí foi uma grata surpresa.

Aline Azevedo disse...

Pra mim pareceu incenso de rosas rs, amei.

lalesca disse...

temho esse perfume,ja usei umas dez vezes. o vidro e lindo o cheiro muito bom, uma rosa leve e sofisticada, apesar de ser a nossa velha rosa de sempre o perfume carrega ela no coração mas com muita modernidade, em minha pele a duração e media indico ele para o dia, apesar de ser moderno não diria q e um perfume jovem , é um perfume de mulheres.

Henrique/Rick disse...

Rosa é uma das flores mais versáteis que tem Lalesca, dá para você construir o aroma dela de diversas formas dependendo dos elementos naturais e sintéticos dele. Concordo com você que não seja um perfume jovem, mas acho ele sofisticado e fácil o suficiente para qualquer um usar :) Abraço!

Henrique/Rick disse...

Incenso de rosas é algo delicioso Aline :)

Unknown disse...

incenso de rosas puro mesmo... apesar de eu adorar rosas( loccitane 4 reinos é meu favorito) achei ESTA FLOR ROSA um tanto quanto forte demais e fugiu a delicadeza e o romantismo da rosa...

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here