Pesquisar este blog

20 de out de 2015

Charme Essência Enigma e Fator Top Avaliações




A Charme Essência faz parte de um segmento que aos poucos vem chegando a ganhar destaque na produção nacional, o setor da perfumaria de nicho. Mais especificamente, é uma marca indie, fruto principalmente do trabalho de seu perfumista, o químico Fabiano. Vejo num primeiro momento a Charme como uma tentativa de democratizar esse tipo de perfumaria ao mesmo tempo que tenta trazer de volta o Charme da perfumaria comercial do passado. Ainda, tenho uma percepção inicial de que há um cuidado ainda em criar perfumes usáveis nos tempos quentes e abafados do nosso território nacional.

Dentro dessa prospota, Charme Essência Enigma é um amadeirado aquático que tem como conceito explorar o enigma das profundezas do oceano. A minha impressão quanto a Enigma é que ele explora justamente o aspecto cristalino e sereno do azul do oceano e o mais curioso para mim é que seu aroma não me passa exatamente uma impressão aquática artificial, o que o uso do calone poderia ter causado na composição. Enigma explora para mim a luminosidade floral abstrata do hedione, molécula presente no jasmim, ao mesmo tempo que cria um aroma bem leve de limão com nuances de violeta e lavanda. O Alecrim confere um aspecto herbal bem agradável enquanto a base amadeirado é suave, discretamente resinosa e almiscarada.

Já Fator Top tem uma aura retrô muito agradável e que se perdeu com as reformulações e descontinuações da perfumaria masculina. A combinação de aromas cítricos mais amargos, folhas herbais, folhas cítricas e nuances fougeres do gerânio me faz pensar em um fougere cítrico elegante, equilibrado e com um toque de modernidade que um aroma de especiarias e ambar cria de forma distante nas notas de base. Certamente a melhor parte de Fator Top é sua saída, com um aroma que remete a sabão de ervas, limão e folhas de limão. Há ainda uma combinação de mel e musk que cria um aspecto mais masculino e clássico que contrasta muito bem com as outras notas.

Tanto Enigma como Fator Top possuem uma projeção moderada na pele, com Fator Top durando de forma mais prolongada que  Enigma. O Frescor de Enigma, entretanto, o torna convidativo para ser reaplicado durante o dia, proporcionando o frescor e bem estar de sua brisa de jasmim, cítricos e lavanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here