Pesquisar este blog

30 de ago de 2015

Natura Sintonia, Sintonia Maxx, Sintonia Ideal, Sintonia Total e Sintonia Noite - Avaliações



Observação: originalmente, esss avaliações foram criadas para fazer parte de um ebook que eu pretendia criar de um panorama completo da perfumaria da Natura. Como a marca tem se mostrado extremamente dinâmica e rápida nos lançamentos e descontinuações, desisti da idéia e as avaliações farão parte do blog.

Certamente a família Sintonia é um dos clássicos da Natura. Originalmente existente tanto para o público masculino como para o feminino, com o tempo apenas os integrantes masculinos sobreviveram, sendo que um dos flankers masculinos, a versão ideal, foi descontinuada com o tempo. É possível que os integrantes masculinos tenham uma espécie de apelo básico chic e por isso caíram na graça dos homens. Abaixo, uma análise dos 4 atuais e do que foi descontinuado. Agradecimentos especiais a Eliane Simões Moreira pela amostra do Sintonia Ideal.

Natura Sintonia Masculino. Originalmente, acabei escolhendo o Sintonia  para testar  logo em seguida ao essencial exclusivo, o que me passou uma sensação muito clara de que o exclusivo nada mais é que uma versão mais metida do sintonia. A estrutura é a mesma, só que sem a nota de bebida e com menos especiarias. Os outros elementos estão lá: o tom aromático da lavanda, o cheiro especiado, a base amadeirada e cremosa de musk e sândalo. Apena reforça a minha impressão de que o essencial exclusivo não vale o preço que custa ou de que o Sintonia Masculino é uma opção mais acessível que o essencial exclusivo.

Natura Sintonia Ideal Masculino. Esse flanker já descontinuado do Sintonia confirma a minha impressão de que essa linha está para a Natura assim como a linha Emporio está para a Armani. Há algo em comum nas notas principais dos perfumes dessas duas linhas que favorecem o aroma clean e cremoso do musk com um toque discreto de madeiras. Sintonia Ideal me parece interessante por ser uma mistura do Emporio Lui com alguma nota herbal e aquática do Acqua di Gió sem que ele pareça exatamente com os dois perfumes. De forma distante, consigo detectar um aroma especiado e fresco muito gostoso, que provavelmente é o uso do gengibre na fórmula. Um perfume refrescante, suave e agradável em dias de muito calor.

Natura Sintonia Total. Na falta de verbas para um Emporio Armani ou Armani Mania, esse se encaixa muito bem. Oferece o mesmo tipo de cheiro de musk clean e madeiras suaves, com algo mais cítrico na saída e um leve toque especiado de noz moscada. É perfume casual, acho que para trabalhar funciona bem, não tem nada de muito marcante e nem nada de muito errado.

Natura Sintonia Noite. A proposta de uma versão mais oriental da Sintonia de musk e madeiras é interessante, mas me parece prejudicada por uma fixação e projeção que deixam bastante a desejar. Para vocês terem uma idéia, apliquei metade da minha amostra, fui votar e antes de sair para encontrar os amigos reapliquei o resto. Ainda sim, o perfume se manteve fraco na pele e 2 horas depois da segunda reaplicação quase não dava para se sentir. O momento que eu mais gosto é o inicial: ele começa com um cheiro meio picante, cítrico e fresco que me remete a gengibre e folhas cítricas apesar de não ter gengibre listado. Logo em seguida você começa a perceber os tons abaunilhados, amendoados e levemente incensados que o benjoin e a tonka formam. Depois disso, o perfume morre em 2 horas e vira um amadeirado almiscarado rente a pele, similar ao tradicional. Se mantivesse o que começa, seria perfeito, mas infelizmente não o faz.

Natura Sintonia Maxx. De todos da linha sintonia, esse foi o que eu achei o aroma melhor trabalhado e o mais encorpado também. Poderia ser tranquilamente o flanker Noite, já que sua aura amadeirada e especiada tem essa cara mais noturna. Para mim, ele abre com um aroma meio adocicado e com algo que me remete a madeira e a cheiro de couro também. Ele tem um aroma especiado bem ardido e cremoso, acho que tem alguma pimenta e cardamomo nele. Nada mal!

2 comentários:

Unknown disse...

Faltou apenas resenhar o Sintonia feminino.

Henrique/Rick disse...

Infelizmente o Sintonia feminino eu não tinha amostra, por isso não foi resenhado

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here