Pesquisar este blog

3 de jun de 2015

Ane Walsh para Henrique Brito - NYMPHAEACEAE


Notas: elemi, galbanum,plai, pitanga, lirio do brejo, cilantro ,absinto, attar varanasi, anis .gardenia, croton

mitti attar, absoluto de jasmim, iso E super, cera de narciso, tuberosa, rosa marroquina, gulhina (flor de henna) Estas paisagens refletidas tornaram-se para mim uma obrigação, que ultrapassa as minhas forças que são as de um velhote. Mas mesmo assim, eu quero chegar ao ponto de reproduzir aquilo que sinto. E espero que estes esforços sejam coroados de êxito. (Monet) Português (scroll down for English Version): O impressionismo sempre foi um dos meus movimentos de arte favoritos. Gosto das obras impressionistas pois elas se preocupam mais em usar as ricas cores e texturas para capturar a luz, os efeitos e a poesia das paisagens e imagens. E de todos os pintores impressionistas, Monet sempre foi minha paixão, meu favorito. Seus quadros das ninfeias a muito tempo incentivam minha imaginação. Monet era fascinado por plantas aquáticas e exóticas e há muitas pinturas inspiradas nelas, nas quais ele se empenhou em captar as diferentes sensações em cada quadro que criava. Esse em especial, o Lago das Ninfeias, te passa uma sensação de vida tão rica que eu desejei tê-lo representado em um perfume. E assim surgiu minha terceira criação com a Ane, o NYMPHAEACEAE - nome científico do gênero que agrupa os nenúfares/ninfeias. E exatamente como Monet se preocupava em capturar os detalhes e impressões, Ane se debruçou e criou para mim uma paisagem olfativa floral verde, um ambiente que captura a aura verde das folhas e o cheiro floral e úmido das flores. Uma paisagem dessas é tão rica que não possui uma forma fixa e desse jeito NYMPHAEACEAE se comporta também na pele. É possível perceber um aroma com algum toque cítrico, verde, com um fundo de terra molhada típico do gálbano, o que dá uma realismo impressionante a essa primeira fase. As arvores que minha amiga escolheu para cercar esse exótico lago olfativo produzem resinas adocicadas e levemente incensadas, que se misturam com o cheiro verde e terroso úmido que permeia o ar. A coisa mais curiosa desse lago floral exótico é o aspecto masculino que ele possui. Olha a lista de notas acima e você imaginará um floral fatal e se enganará redondamente. A combinação feita captura perfeitamente o tom aquático e verde das flores e elas são talvez o que mais se alternam no perfume em si. Um dia desses o usei e percebi um belíssimo aroma de gardênias. Hoje, noto um aroma floral com nuances frutais e especiadas, uma mistura de jasmim e tuberosa com um quê de narciso. Isso sem contar as essências indianas e exóticas que a minha amiga e mestra usou - coisas que Monet certamente aprovaria em uma paisagem onde a impressão do exótico é capturada com um perfeccionismo que apenas quem tem experiência consegue fazer. Da mesma forma que sou fascinado pelo tanque das ninféias de Monet, eu sou por NYMPHAEACEAE. Eu não desejava uma captura precisa do aroma das ninféias, eu queria um ambiente rico em detalhes e impressões que satisfizesse minha imaginação e agradasse ao meu olfato. E certamente o que eu tenho em mãos é uma criação que se encaixa na poesia estética das grandes obras-primas de Monet.  These reflected landscapes became for me an obligation that goes beyond my forces  of an old man. But even so, I want to get to the point of reproducing what I feel. And I hope that these efforts are to be successful. (Monet) 
English Version:
Impressionism has always been one of my favorite art movements. I enjoy the impressionist paintings because they care more about using the rich colors and textures to capture the light, the effects and the poetry of landscapes and images. And of all the Impressionist painters, Monet has always been my passion, my favorite. His paintings of the Water Lilies a long time encourage my imagination. Monet was fascinated by aquatic and exotic plants and there are lots of paintings inspired by them, in which he endeavored to capture the different sensations in each  created patingin . This in particular, the Lake of the Water Lilies, passes you a sense of life so rich that I wished to have it represented in a perfume. And so came my third creation with Ane, Nymphaeaceae - scientific name of the genre that groups the lilies / Water Lilies.
And just as Monet bother to capture the details and impressions, Ane leaned to me and created a green floral olfactory landscape, an environment that captures the aura of green leaves and floral and damp smell of flowers. A landscape of these is so rich that does not have a fixed aroma and nymphaeaceae  behaves this way on skin on different days. You may notice an odor with a hint of citrus, green, with a wet dirt background typical of galbanum, which gives a striking realism to this first phase. The trees that my friend chose to surround this exotic lake olfactory produce resins of light and sweet aroma , blending into the green damp, earthy smell that permeates the air.
The most curious thing about this exotic floral lake is the masculine aspect he has. Look at the list of notes above and you will imagine a fatal floral and will be deceived. The combination made perfectly capture the water and green tone of flowers and they are perhaps what is more alternated in the perfume itself. One of these days I used it and I noticed a beautiful scent of gardenias. Today, I notice a floral scent with fruity nuances and spicy, a blend of jasmine and tuberose with a hint of narcissus. Not to mention Indian and exotic essences that my friend and teacher used - things that Monet would surely approve in a landscape where the printing of the exotic is captured with a perfectionism that only those who have experience can do.
Likewise I am fascinated by Monet's water lilies of the tank, I am for nymphaeaceae. I didn't want a precise capture of water lilies scents, I wanted an environment rich in details and impressions that would satisfy my imagination and pleased my olfact.  And certainly what I have at hand is a creation that fits the aesthetic poetry of the great Monet's masterpieces.