Pesquisar este blog

10 de mai de 2015

Eudora Aurien, Aurien Rubra e Aurien Nigra Fragrance Reviews


Aurien

Esse é uma daquelas criações que eu tenho impressão que a brasileira adora, aquele tipo de perfume frutal quase com cheiro de shampoo, desodorante ou body splash. O único jeito de mascarar essa aura claramente funcional é utilizando 2 estratégias. A primeira fica reservada ao marketing, tentando criar a idéia de que a composição é fascinante, intensa, sofisticada e exuberante (atributos dos quais ele passa bem longe na realidade). A segunda é mexendo nas proporções do aroma das frutas, de forma que elas lembrem menos cheiro de produto cosmético. Esse ponto até que funciona, a saída de aurien tem um aroma frutal silvestre, azedinho e cítrico que é agradável. Entretanto, o dinheiro para a fórmula acaba aí, pois não se sustenta e o que vem depois é um aroma floral genérico e uma base de musks que reforça o aspecto funcional da fórmula, já que não estão acompanhados de muita coisa e parecem ser os mesmos musks que vão no seu desodorante, sabão em pó, amaciante etc. É um perfume medíocre disfarçado de precioso, a estratégia mais comum para fascinar consumidores. Aqui se enquadra perfeitamente aquele ditado: "nem tudo que reluz é ouro".



Aurien Rubra

Inspirado numa variedade de ouro que é obtida pela mistura de ouro a uma liga de prata e cobre, Aurien Rubra definitivamente perde o aspecto funcional do acorde frutal do Aurien tradicional, ganhando um aroma apimentado e adocicado na saída. A frésia me parece representar o aroma rosado também, e seu cheiro anuncia o aroma de orquídea e gardênia que vem na evolução, um cheiro floral meio branco e levemente medicinal. A base continua almiscarada, com nuances de baunilha e um tom aveludado discreto das madeiras de cashmere. Aurien Rubra pode não ser tão nobre e elegante quanto o ouro rosa no qual ele se inspira, mas certamente ele não parece bijuteria barata como o seu predecessor Aurien.



Aurien Nigra
A variação que mira o estilo de ouro negro é para mim a mais interessante da linha Aurien. O aroma se torna mais floral e ganha nuances amadeiradas e especiadas. A primeira impressão é justamente um misto de pimenta com cardamomo, algo picante mas levemente doce ao mesmo tempo. Percebo o uso de frutas de uma forma mais elegante, formando um aroma que me remete a um licor de frutas. O aroma da orquídea e da magnólia parecem formar um cheiro floral comum leve quê de flores brancas mais carnais como jasmim ou lírio ao mesmo tempo que o aroma das flores parece ter uma nuance de incenso nele, o que combina perfeitamente com a base amadeirada e cremosa de sândalo e cashmeran. A sofisticação que falta no aurien aparece plenamente executada na versão nigra ao mesmo tempo que ele não é exatamente um perfume noturno carregado, difícil de ser usado.