Pesquisar este blog

17 de ago de 2011

Piper Nigrum - Lorenzo Villoresi Avaliação/Review


Notas: Agrião, anis-estrelado, menta, notas verdes, notas cítricas, pimenta, noz-moscada, olíbano, petit-grain, cravo-da-índia, alecrim, especiarias, elemi, ambar, estoraque, benjoim, bálsamo do peru, mirra, cedro da virginia, notas amadeiradas

Lorenzo Villoresi cria em Piper Nigrum um caminho inusitado para demonstrar o tema focado no cheiro da pimenta preta e na base oriental esfumaçada. Se a idéia nos leva a esperar um perfume pesado em especiarias e com uma temática incensada quase religiosa, a complexidade de sua composição surpreende por tirar a pimenta de sua aura negra e colocá-la em um rumo fresco, mentolado e adequado tanto para dias de verão como de inverno.

Em Piper Nigrum,  a aura mentolada não lembra pasta de dente pois não depende somente da menta para produzir esse efeito. A menta é presente de forma principal, porém acompanhada do anis estrelado e das ervas para criar um agradável bouquet verde e de mentas, com detalhes cítricos. E esse boquet quebra parte da densidade da pimenta, que se mostra de forma seca e picante, mas sem a aura carregada e um pouco animálica que esse tipo de pimenta apresenta. Há uma doçura equilibrada que envolve a pimenta, emanando das resinas e bálsamos que se mostram concorrentemente com o cheiro da pimenta na pele. Essas resinas criam a ponte para a base incensada, de uma aura masculina, clássica e complexa como poucos perfumes apresentam hoje em dia. Piper Nigrum se equilibra com harmonia entre o cheiro de cedro, um uso bem sutil de patchouli, e uma nuvem bem fina de incenso das resinas que se apresentaram de forma adocicada a princípio na pele.

Sua complexidade mentolada e apimentada apresenta uma alternativa interessante para os dias de verão, que consegue criar frescor ao mesmo tempo que oferece um amadeirado picante e incensado para se sobressair assim que o mentolado se for, garantindo que essa evolução não suma rapidamente e não seja sufocante nas temperaturas altas.É um clássico que utiliza seus ingredientes de forma muito inteligente para transmitir a temática ao qual se propõe e sem cair em um clichê dark do qual o mercado já está saturado de boas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here