Pesquisar este blog

4 de ago de 2011

Cinéma - Yves Saint Laurent Avaliação/Review


Notas: Cíclame, clementina, flor de amêndoas, jasmim, amarílis, peônia, benjoim, ambar, musk, baunilha

Cinéma marca o início de uma nova Yves Saint Laurent, que têm se comportado da mesma forma que muitas celebridades no tapete vermelho. Se inicialmente a grife deseja passar uma imagem mais jovem, acessível, porém elegante, conseguida com sucesso em Cínéma e Elle, a partir de Parisienne a grife decaiu a qualidade e passou a assumir um estilo que oscila entre o comum e o brega barata. Mas em Cinéma, tudo indicava uma direção que pretendia trazer um glamour descompromissado e de qualidade ao guarda roupa da mulher.

Cinéma é mais uma composição oriental da grife, porém que cria um outro estilo oriental para a marca. Se com Opium a YSL consolidou no passado um oriental de sensualidade rebuscada e complexa e com NU ela buscou um oriental incensado andrógino, em Cínéma há a criação de um oriental delicado, clássico, comportado, que esbanja boa maneiras, graça e que atrai mais pela sua aura interessante do que pela saturação exótica de seu cheiro. Cinéma é um boquet de belas flores envoltas em um cintilante musk e em uma baunilha ambarada.

O segredo de Cinéma parece residir na estrutura de seu cheiro, ao criar algo que se forma ao redor de uma idéia básica mas que nunca oferece somente ela. Cinéma utiliza musk e ambar como muitos perfumes, porém cuidando dos detalhes para que nada soe barato ou comum. As duas notas criam uma pano de fundo cremoso, sutilmente atalcado, doce e ambarado, que deixa um rastro de abstrata beleza.E em cima desse pano de fundo é que seus detalhes são trabalhados com capricho. A saída gira ao redor das amêndoas, porém focando no cheiro de suas flores,e a combinação com o cíclame e a fruta cítrica clementina proporciona uma abertura que tem o amargo da amêndoa controlado e misturado com a delicadeza atalcada de suas flores e com uma leve presença cítrica e floral verde. O floral amêndoado evolui para um delicado jasmim, explorado para acentuar seu aspecto frutal adocicado sem entrar em sua sensualidade carnal ou na sua complicada face indólica. Junto ao jasmim percebe-se uma impressão floral acetinada, que sugere pelo amarílis e pela peônia a presença de rosas aveludadas em meio ao jasmim. Após esse segundo momento floral é que temos mais ênfase no aroma abaunilhado e quente da base, onde a baunilha dá doçura sem conferir uma aura gourmand e onde o benjoim complementa o cheiro da baunilha mas sem criar um aroma incensado ou defumado.

Cinéma pode não ser, como sucessos do passado da grife, uma criação chocante, que te impressiona pela novidade ou pela intensidade da combinação. Ao contrário, Cinéma é acessível, de uma beleza abstrata, que não está esteriotipada em nenhuma idade ou pede um evento especial para parecer adequada. Seu cheiro floral delicadamente doce, almiscarado e ambarado parece perfeito tanto para o uso no dia-dia quanto para uma ocasião que pede classe e bom gosto e onde o perfume deve apenas complementar a beleza da pessoa, e não ser o primeiro aspecto a chamar a atenção para a pessoa. Como infelizmente o que parece estar em moda é o mau gosto, é difícil saber se sua beleza acessível estará disponível nas prateleiras por muito tempo.

6 comentários:

Dâmaris - Village Beauté disse...

Dos queridos....

angelahta disse...

Avaliação perfeita, destacando-se o comentário sobre a queda da griffe com o Parisienne. Ansiosa pra conhecer o Belle d'Opium, na esperança de q ele possa resgatar o nível de um YSL. Será? Saudades do Cinèma, vou usar amanhã durante o dia, aproveitando o toque oriental dele no friozinho.

Rick disse...

Dâmaris, é um dos meus queridos também. Gosto dele desde o primeiro dia que o conheci, sem ainda nem saber qual era o nome dele.

Rick disse...

Angela, pelo que eu sei o Belle d'Opium não é muito bom não, as críticas não foram muito favoráveis. Se eu encontrar uma amostra dele, escrevo minha opinião sincera a respeito do cheiro.

Angela Cox disse...

Cinema is a big favourite of my daughter . It seems that it is not only me who has enjoyed your great reviews on Fragrantica .

Rick disse...

Angela, it's always pleasant to know that someone enjoys them. I'm also opening to suggestions of things that can be improved too :)

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here