Pesquisar este blog

4 de jul de 2011

Coromandel - Chanel Les Exclusifs Resenha/Review

Foto por HS3 Blog . Todos os Direitos Reservados

Notas: Patchouli, Ambar, Benjoim, Baunilha, Incenso

Há algo no estilo das telas de coromandel e da estética da grife chanel que se encaixa perfeitamente. Uma forma de arte chinesa cuja as pesquisas citam que teve início no século 17, as telas de coromandel são feitas em telas dobráveis de madeira revestida em laca negra, que é esculpida e então pintada em ouro e cores variadas. A riqueza em cores e a sobriedade da temática oriental das telas parecem perfeitas para o estilo controlado e sóbrio que sempre foi característica da grife. Coromandel, o perfume, traz a estética da arte para uma composição oriental onde o patchouli faz o papel das placas da madeira esculpidas, sendo adornados por uma rica camada de benjoim, baunilha, incenso e ambar. Nesse ponto, confesso que Coromandel, ainda que um dos mais elegantes da grife, é um dos que eu mais odeio dentro da linha. O tema é áustero demais, e o ambar acaba dando uma tonalidade plástica a idéia dependendo de quão intenso você o percebe. Assim, ele distorce o aroma amadeirado, terroso e controladamente canforado do patchouli, que até possui uma sutil nuance atalcada que poucos perfumes de patchouli possuem. A baunilha, benjoim e incenso dão a riqueza e o colorido dessa complexa tela olfativa, porém o ambar as domina e subjulga por um bom tempo, abafando e cegando os sentidos. Quando ele vai embora, entretanto, é possível notar o aspecto gourmand, similar ao de um chocolate amargo, que baunilha e patchouli formam, uma raridade para Chanel, que parece se manter distante de aromas doces abaunilhados. Coromandel é uma peça de arte digna da grife, um oriental que, ao estilo de Coco Chanel, controla de forma milimétrica cada detalhe da tela. Seu único problema, que será mais um problema de percepção pessoal, é a escolha do ambar, que pode torná-lo um amor a primeira vista ou uma repulsa permanente, um tipo de emoção intensa que raramente um perfume chanel causa.

2 comentários:

Helen Fernanda disse...

Quero experimentar esse perfume, mas aqui em Goiânia não tem em perfumaria. Acho que vou ter que comprar uma miniatura para conseguir sentir.

Rick disse...

Helen, acho que no Brasil por enquanto só as lojas da Chanel do Rio de Janeiro e de São Paulo tem. Mas acho que, infelizmente, elas não vendem miniaturas dele, mas já as vi pra vender na internet. Vc consegue amostras oficiais tbm, não costumam ser caras.
Se vc puder, volta aqui e posta o que vc achou dele depois! Abraços!

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here