Pesquisar este blog

4 de jun de 2011

Fleur du Male - Jean Paul Gaultier Resenha/Review

Notas: Flor de Laranjeira, Neróli, Jasmim, Petit-Grain, Coumarina, Acorde Fougere

Fleur du Male é um caso raro na perfumaria masculina, um perfume inteligente. E a inteligência nesse caso convém justamente na combinação dos aspectos de sua mensagem, que envolvem seu nome, frasco, notas escolhidas, e interpretação do tema. O nome Fleur du Male brinca com o nome de um dos livros poemas de Baudelaire, Fleurs du Mal, uma de suas obras onde a temática da sensualidade é um ponto central em meio a poética moderna e simbolista típica do autor francês. Ao mesmo tempo, é uma referência a um dos pontos centrais do cheiro, um acorde floral branco e cítrico, uma tentativa bem sucedidade de produzir um floral masculino.

Poucas grifes exploram o universo das flores em lançamentos para o homem; o público masculino é em sua grande parte conservador, associa flores com o universo feminino e não se sente confortável usando colônias em que elas sejam evidentes. Para fazer, então, um floral masculino funcionar,Francis Kurkdjian trabalha para Jean Paul Gaultier o acorde floral branco na base do Le Male, acentuando o ambar para dar uma luz alaranjada a combinação. A técnica de combinação não é nova e foi explorada com grande sucesso e impacto em Angel. Mas é difícil vê-la em um contexto masculino, que pegue um acorde de uma família tradicional para os homens, um fougere ao estilo retrô, e o sature com um bouquet de flores cítricas e brancas, amarrando-as a um toque herbal verde e amargo. E o resultado é intenso, a princípio incomoda, porém interessante em sua sensualidade e clacissismo. Diminua o aroma de jasmim, flor de laranjeira e coloque um acorde cítrico que Fleur du Male vira uma clássica Eau de Cologne; tire as flores e acrescente a lavanda para obter um fougere clássico.

Fleur du Male não revela seus detalhes logo de cara, assim como um poema bem escrito sempre parece conter mensagens secretas aqueles que adquirem intimidade com seus versos. A primeira impressão de Fleur é impactante, levando ao amor ou ódio. Mas a compreensão só vem com o tempo, quando a luminosidade intensa de seu jasmim e flor de laranjeira permite a percepção da inteligente combinação que a sustenta. Fleur du Male é ousado, para um homem que não liga de se destacar e sabe combinar e sustentar sua masculinidade em meio a sensualidade e intensidade das flores. Na ausência de homens assim, a combinação é inteligente o suficiente para funcionar com o público feminino também.

5 comentários:

SIMONE SHITRIT disse...

Eu adoro este perfume pois eu compartilho com o meu marido, ambos usamos juntos, no mesmo dia e ninguém nota que é o mesmo!!!

Rick disse...

Talvez seja porque ele contém elementos bem florais e bem fougere. Para mim, perfume bom tem essa característica, a complexidade deles faz com que mais de uma pessoa use e que fique diferente.
Quero sentí-lo em vc, deve ficar ótimo!

Morangão disse...

Também ADORO Jean Paul Gaultier, pra mim um dos melhores.

Luis disse...

qual é a sua nota para ele Rick?

Henrique/Rick disse...

Daria para ele um 9,0 pela ousadia e qualidade Luis. Só não dou 10 pois não é um perfume tão fácil de ser usado assim, mas é um masculino bem diferente de muita coisa existente por aí, e que é consistente e complexo.

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here