Pesquisar este blog

18 de abr de 2011

Vetiver Pour Elle - Guerlain Resenha/Review


Notas: Flor de laranjeira, bergamota, lírio do vale, noz moscada, madressilva, vetiver, fava tonka

Se a lógica do mercado comercial fosse aplicada a risca, Vetiver Pour Elle seria apenas mais um flanker, agradável, porém sem nada novo, vendido apenas como uma edição limitada em alguns free-shops. E ele acaba sendo uma prova de que toda regra tem exceções, e essa exceção em específico foi tão boa que a demanda por ele o levou a ser relançado novamente dentro da linha de perfumes disponíveis nas lojas da marca. Vetiver Pour Elle é um flanker que foi criado para as mulheres que amam e usam o Vetiver Pour Homme e que acaba indo além da tentativa bem sucedidade de criar um perfume de vetiver ao público feminino, com um resultado final tão agradável que pode ser apreciado por todos aqueles que assim o desejarem.


Jean Paul Guerlain, partindo do seu clássico Vetiver Pour Homme, segue uma abordagem acertada com Vetiver Pour Elle, de suavizar a austeridade do aroma amadeirado do vetiver sem perdê-lo do foco principal. Dessa forma, ele consegue criar um perfume que mantém do começo ao fim o  aroma seco, amadeirado e gramíneo dessa matéria prima permitindo ao mesmo tempo que outras notas sejam percebidas, formando um agradável aroma primaveril verde, floral, cítrico e fresco. A composição de lírio do vale se combina de uma forma incrívelmente harmoniosa com o vetiver, sendo a principal companheira dele. O lado floral verde complementa o cheiro de grama e folha seca e dá um colorido alegre e delicado ao que poderia formar uma austeridade outonal. A nota de bergamota e a flor de laranjeira conferem uma alegre saída cítrica cíntilante, ao passo que a noz moscada aparece alguns momentos na composição, após a saída cítrica floral e o floral verde primaveril dá base. Ela dá um aroma levemente picante que se envolve na cremosidade sutilmente abaunilhada da fava tonka e termina com maestria na pele o aroma verde e seco do vetiver.

Vetiver Pour Elle traz, como poucos perfumes o fazem, a nota de vetiver para o público feminino, sem desfigurar seu aroma e roubar sua beleza.E ao fazer assim, não exclui essa nota clássica do repertório masculino, como uma composição onde o aroma floral e verde cria um amadeirado refinado e elegante.  Essa variação da clássica composição masculina se destaca como um dos poucos vetivers que cria um cenário primaveril completo, onde flores, aromas cítricos, gramíneos e adocicados podem se apreciados em diferentes momentos do dia. Mesmo que criado com um objetivo comercial bem claro que resolveu explorar uma oportunidade ignorada no mercado, a de vetivers femininos, Vetiver Pour Elle traz a qualidade dos mais finos e complexos perfumes da marca, e prova que a marca pode copiar e aperfeiçoar até a si própria quando assim desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here