Pesquisar este blog

19 de abr de 2011

Nuit d'Amour - Guerlain Resenha/Review


Notas: bergamota, lichia, rosa provençal, pimenta rosa, aldeídos, orris, violeta, sândalo e musk

Para uma marca com tantos clássicos e composições marcantes, Nuit d'Amour da Guerlain não impressiona. Seu posicionamento parece equivocado, sem que o perfume em si seja ruim. Lançado primeiramente em um frasco incrível, em um dos formatos vintage da marca, conhecido como frasco quadriglobe, e envolto em colar negro elegante,  Nuit d'Amour parecia, se não em seu contéudo, atingir seu status de exclusividade para colecionadores e fanáticos pela marca ao apresentar um produto refinado com um perfume que não era medíocre, mas que também não poderia ser colocado entre os melhores. Na linha de perfumes exclusivos, os Le Parisiennes, que possuem um frasco mais simples e resgatam criações descontinuadas da marca, e com a tarefa de substituir Philtre d'Amour e Attrape Coeur, duas jóias da marca retiradas do mercado devido a restrições regulatórias, Nuit d'Amour não impressiona e sai prejudicado desde o princípio.

A impressão que Nuit d'Amour passa é a de uma interpretação comercial, porém muito bem amarrada em seus detalhes, de um perfume inspirado numa obra de arte e numa dança sensual. O quadro de 1909 de Gustav Klint, Lady With Hat and Featherboa, e a noite Argentina e sua dança mais famosa, o tango, são a inspiração desse floral almiscarado, delicado, de nuances frutais e apimentadas.  Não há nenhuma saturação nas notas, ou intensidade em alguns aspectos, como a nota de iris ou baunilha e tonka, características mais intensas dos perfumes da Guerlain. Em vez disso, há um equilíbrio, que começa com o aroma frutado e cítrico, combinação a princípio da lichia e da bergamota, transformado por um uso bem pequeno de um aldeído cintilante.  A pimenta rosa confere uma doçura especiada que se faz presente logo após, como o adorno do aroma frutal rosa a princípio. A rosa é também adocicada, discreta, e mais almiscarada, misturada a delicadeza da violeta. Nuit d`amour termina numa base almiscarada doce, com algo sutil do cremoso amadeirado do sândalo. 

Como um perfume sensual, Nuit d'Amour é discreto e delicado demais,  enquadrando-se melhor como um agradável e equilibrado perfume comercial que faria muito mais a alegria do consumidor se fosse mais acessível, tanto em preço como em distribuição. Se a primeira estratégia de exclusividade funciona, de utilizar uma tiragem limitada em um frasco colecionável precioso, a segunda parece não ser totalmente efetiva e leva a esperar um reposicionamento da marca para que o perfume atinja ao apelo mais popular e elegante que ele transmite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here