Pesquisar este blog

14 de mar de 2011

Nio - Xerjoff


Notas: Neroli, Bergamota, Cardamomo, Noz Moscada, Pimenta Rosa, Cedro, Guaiac Wood, Patchouli, Vetiver
A linha Shooting Stars da Xerjoff tenta cobrir com cada um de seus perfumes masculinos diferentes tipos conhecidos, que juntos podem vir a formar um guarda roupa olfativo perfumado ou que separados podem ser escolhidos de acordo com o gosto da pessoa que os prova. Alguns utilizam a matéria prima com a maior qualidade possível e apresentam uma pequena diferença que os torna interessante, como o tabacco e a sálvia esclaréria de Oroville e o vetiver envolvo em iris e musk de Modoc. Nio, entretanto, ao apresentar um perfume que venha a cobrir a parte cítrica do guarda roupa masculino, não traz nada de novo e depende somente da qualidade de suas matérias.

O seu interesse por Nio dependerá exclusivamente do gosto por cítricos amadeirados e por desejo de pagar muito mais por um perfume cítrico que faça a parte cítrica ser de qualidade e durar muito mais. Nio parece utilizar a melhor neroli e bergamota possível para garantir mais de uma hora de um aroma cítrico refrescante, verde, ligeiramente doce e amargo, que parece ter acabado de ter sido colhido. Há ecos da saída cítrica conforme ele progride para um confortável coração apimentado e fresco, onde a noz moscada e a pimenta rosa prevalecem sobre o cardamomo, chegando de uma forma bem discreta a base amadeirada clássica. Entre o aroma salgado do patchouli e o amadeirado seco das madeiras de vetiver, cedro e guaiac wood é possível perceber, de uma forma bem sutil, o cintilante cítrico que domina de uma forma tão agradável o começo de Nio.

Nio, ao não acrescentar nada novo, não consegue inovar um gênero já esgotado e explorado a exaustão, o gênero cítrico amadeirado. Ainda sim, a principal característica que aparece em todos os xerjoffs faz com que Nio, mesmo clássico sem nada novo, se destaque. Poucos perfumes cítricos duram tanto a primeira fase na pele, e este xerjoff é um deles. Talvez o maior problema é se vale a pena investir tanto mais para garantir apenas mais alguns momentos de um cheiro cítrico cintilante de qualidade. E isso depende muito do seu gosto por perfumes cítricos e do desempenho de Nio na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here