Pesquisar este blog

2 de fev de 2011

Neroli 36 - Le Labo


Notas:
Neroli, Laranja Mandarina, rosa, jasmim, calone, almiscar, fava tonka, baunilha, ambar

Alguns perfumes da Le Labo são conhecidos pela falta de ligação entre o nome e o cheiro em si. A marca segue uma regra de dar nome a cada perfume de acordo com a nota que predomina em sua composição. Neroli 36 é supostamente um perfume intenso em neróli,  o óleo extraído da flor de laranjeira. Um dos óleos mais caros, têm-se a impressão que justamente pelo seu alto custo que a marca tomou a liberdade de criar algo inspirado em seu aroma, mas composto por meio de combinações olfativas.

Neroli 36 possui um floral cítrico de fato. Mas essa é apenas um de seus lados. Muita coisa acontece ao mesmo tempo oltivamente, em camadas que vem rapidamente como destaque na pele. Há um curioso uso da nota calone, utilizada no geral em perfumes aquáticos, que aqui confere um ar marítimo, clean e ligeiramente floral. Logo, percebe-se o que parece ser uma combinação da laranja mandarina, jasmim e rosa. A laranja e o jasmim forma um cítrico floral, com nuances doces, e a rosa confere um ar assabonetado e ligeiramente verde ao acorde. É possível perceber semelhanças olfativas com outros perfumes, notadamente femininos. A combinação de jasmim, laranja e algo delicadamente aldeídico lembra por alguns momentos Dolce & Gabanna Red, ao passo que o ambar, na base do perfume, combinado ao jasmim, confere um floral ambarado similar ao existente em alien, porém com mais ênfase no lado floral.

O que pode vir a ser um problema em Neroli 36 é o excesso de detalhes. Todas as notas são intensas e seus aromas concorrem simultaneamente a atenção no olfato. Por isso, Neroli 36 é cansativo nas primeiras horas, tornando-se mais agradável apenas quando, após algumas horas, o floral cítrico se torna um sussuro e permite a percepção de algo abaunilhado discreto e rente a pele. Neroli 36, no final das contas, está longe do cheiro que dá o seu nome, e sua complexidade pode ser cansativa com o uso diário dele. Neroli 36 não serve como um exemplo do uso do neroli, mas é um interessante floral com nuances ocêanicas, assabonetadas e abaunilhadas, um pouco confuso, mas digno de ser provado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here