Pesquisar este blog

20 de fev de 2011

Ciel d'Airain - Huitiéme Art

Notas:
Pêra, Oliva, Ambar, Notas frutais

Os perfumes da linha Huitiéme Art tem um objetivo simples e claro. Com a utilização de uma nova técnica de extração das notas olfativas, Pierre Guillaume conseguiu extrair aromas mais realísticos de notas onde a utilização prévia de sintéticos apenas conferia uma idéia do cheiro real. E para isso, os perfumes foram criados de uma forma minimalista, com as outras notas funcionando como um pedestal para a idéia principal. Isso confere um aroma que é linear, mas ao mesmo tempo permite a apreciação melhor dos detalhes de cada uma das essências principais de cada perfume.

Em Ciel d'Airain, o enfoque é na nota de pêra. Perfumes com pêra no geral são decepcionantes. Os sintéticos utilizados neles os conferem um perfume barato que remete à pêra ao mesmo tempo que remete a produtos de limpeza. Se não bastasse essa abordagem, ainda são finalizados de uma forma banal, com musks típicos de amaciante, que conferem aquele cheiro final indistinto a composição. Ciel d'Airan se mantém longe desses dois problemas em seu aroma. A saída possui uma nota de pêra bem realista, o aroma frutal fresco, sutilmente verde que as pêras possuem. Tem se a impressão de sentir o cheiro de um suco feito com pêras maduras. O frutal da pêra, entretanto, não dura, mas o que vem a seguir combina perfeitamente. Há uma segunda fase de evolução onde é possível perceber um aroma frutal combinado a nota de oliva, que confere um agradável toque herbal ao aroma das frutas frescas, trazendo a associação do aroma frutal para o lado mais verde, pouco explorado, do que para o cheiro floral adocicado, a forma mais comum de progressão para um perfume frutal. O final da evolução se dá com um ambar aveludado, brilhante, com uma delicada nuance que remete de longe ao aroma de couro.

Ciel d'Airan mostra que o problema com algumas notas utilizadas na perfumaria e com certas famílias olfativas é a falta de qualidade e criativade na criação. A utilização de uma técnica melhor para extração do aroma, combinado a uma forma diferente de evolução do perfume na pele, mostra que é possível criar um perfume frutal, e um frutal com pÊra ainda por cima, que seja fácil de usar, de qualidade e elegante. Recomendo-o como uma alternativa diferenciada de perfume frutal para o verão e primavera. Sua simplicidade e qualidade é cativante e agradável em climas assim.

2 comentários:

rosehavn disse...

This is one of my favorites from this line of fragrances. The essence of pears is a beautiful alternative to the other fruity unisex fragrances available. Thanks for the review! : )

Rick disse...

I usually hate pear fragrances exactly because they barely have something that reminds you of pear; this one doesn't have and it's really a good fruity and undemanding alternative. I'm glad that you liked it! :)

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here