Pesquisar este blog

22 de jan de 2011

Hermessence Paprika Brasil - Hermés


Notas:
Pimentão, cravo da índia, páprica, folhas verdes, orris, resedá, madeira pau brasil


Há um conflito claro em Paprika Brasil entre o estilo minimalista adotado na linha inteira e a fonte de inspiração para a criação deste perfume. Lançado em 2005, Paprika Brasil expõe o aroma picante e apimentado da páprica e o amadeirado atalcado da madeira de pau brasil. Entretanto, a linha possui claramente uma distância do exotismo, focando em poucos detalhes, como uma interpretação olfativa dos compactos poemas haikai

Em Paprika Brasil, o minimalismo transparente prejudica muito a composição como um todo. Há claramente um tema quente, exótico, de um contraste de especiarias quentes e picantes, notas atalcadas e verdes e um amadeirado discreto. Só que esse tema nunca se desenvolve plenamente, indo numa direção fantasmagórica, de um perfume que parece propor um ato de desaparecimento a partir do momento que ele é aplicado. Paprika Brasil é uma corrida olfativa contra o tempo, onde é possível perceber a inspiração utilizada desaparecer de uma forma especialmente rápida, adquirindo um tom de sussurro tão intenso que só é possível detectar o seu cheiro colando o nariz na região aplicada. A princípio, os primeiros minutos oferecem uma vívida saída quente, picante, especiada, de um contraste entre o salgado do pimentão, o seco do cravo e o apimentado da páprica. O aroma da íris já se mostra presente nesse instante, e evoca um agradável aroma seco de terra que com as folhas verdes e as especiarias parecem fornecer a visão de um mundo natural, desconhecido, prestes a ser explorado.

Entretanto, toda a dinâmica exótica se desenvolve em 20-30 minutos, e inexplicavelmente parece ser devastada da mesma forma que a madeira que leva o seu nome, a madeira de pau brasil (espécime ameaçada de extinção devido a intensa exploração durante a época do Brasil colônia). O Pau Brasil parece ter sido usado em doses bem pequenas, com um amadeirado quase inexistente que permanece na pele junto com vestígios das especiarias e iris.

Para uma criação luxuosa,cara, exclusiva, Paprika Brasil decepciona. Na tentativa de enquadrá-lo na estética da linha e no estilo olfativo do perfumista, há um exagerado de minimalismo que tira o peso necessário nas notas, para que as mesmas consigam criar uma aura especiada exótica. E dessa forma, acaba frustrando o desbravador que, ao explorar tal continente olfativo, é recebido por um evanescente novo mundo especiado e verde, que parece desaparecer num piscar de olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here