Pesquisar este blog

20 de jan de 2011

Hermessence Osmanthe Yunnan - Hermés


Notas:  Chá, laranja, osmanthus, freesia, pêssego, couro

Os perfumes da coleção hermessence, que teve os primeiros lançamentos em 2005, parecem escolher um caminho luxuoso diferente. Ao invés de seguirem caminhos de ostentação, de composições complexas, que mudam toda hora na pele, há uma escolha pela simplicidade e foco nos materiais usados. Fiel a forma poética de inspiração, o Haikai (forma poética japonesa que valoriza concisão e objetividade), as criações seguem uma estética minimalista, centrado em poucos acordes e procurando explorar o melhor deles.

Osmanthe Yunnan é um dos perfumes da coleção que está mais ligado a estética oriental da coleção. Nesse caso, o estilo oriental seguido não é o opulento, doce e ambarado, que estamos acostumados a ver, mas sim uma criação delicada, quase que como uma porcelana olfativa frágil. 

O aroma é sedoso, de um tipo de seda extremamente fina e transparente. Esse tecido olfativo ultraleve, quase que como uma segunda pele, possui três momentos distintos de rápida sucessão. Primeiramente, o breve poema olfativo começa com um rápido aroma cítrico, levemente amargo e verde. Ele dura os primeiros minutos de aplicação na pele, saindo com graciosidade para dar espaço a uma leve dança entre um chá levemente adocicado e um aroma frutal floral primaveril. É possível perceber um toque cremoso, lactônico, que vai aparecendo conforme a dança frutal e de chá se dissipa no ar. Esse aroma lactônico é que o predomina numa voz delicada durante o resto de sua evolução.

Osmanthe Yunnan é belo em seu aroma compacto e frágil. Entretanto, ele deixa àqueles que tem a honra de ver a sua delicada dança poética uma desejo de presenciá-la de uma forma mais intensa e duradoura. Um perfume delicado, que funciona perfeitamente em dias quentes, mas que parece frágil e sutil demais para momentos mais sensuais e intensos. Esse é um poema de amor, mas não de sedução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here