Pesquisar este blog

25 de jan de 2011

Absolue Pour Le Matin - Maison Francis Kurkdjian

Notas:
Bergamota, Limão Siciliano, Tomilho,Neroli, Íris, Violeta e Ambar

Absolue Pour Le Matin me parece como um risco bem calculado. Fazer uma eau de parfum de notas basicamente cítricas é uma missão difícil, pois o aumento de sua concentração pode deixar o que antes era agradável denso, fechado, sem melhorar a fixação. Francis Kurkdjian é se arrisca nessa tarefa, ao transformar o seu Cologne Pour Le Matin em uma eau de parfum que tem o objetivo de capturar e reter por um bom tempo a visão que o autor tem de uma ensolarada manhã.
Assim como na maioria dos trabalhos mais artísticos do autor, o que é belo em Absolue Pour Le Matin não é necessariamente a novidade do aroma, e sim o cuidado que o perfumista tem em encaixar cada elemento para que nada destoe de sua visão artística. Absolue Pour Le Matin irradia uma luz olfativa simples, delicada, fácil de ser apreciada, do começo ao fim.

Essa luz abre com um aroma refrescante e delicioso de bergamota e limão. É um cítrico refrescante, um pouco verde, que prepara a visão para o acorde floral ensolarado que virá. As flores, que logo aparecem, formam um quadro de delicado frescor matinal floral, com o aroma verde da violeta  em contraste com o cítrico floral do neroli e do atalcado fresco da íris. O tomilho pode ser sentido como uma erva que enfeita esse simples e bem feito bouquet. Essa ensolarada manhã termina com um ambar que parece ter sido escolhido a dedo para combinar com o bouquet floral, um ambar que possui um aroma acetinado, brilhante, sedoso, e é sutilmente floral, fazendo com que a transição seja simples e transparente, de uma forma redonda.

Absolue pour le matin consegue ser bem sucedido em criar uma eau de parfum ensolarada, de notas cítricas, flores verdes e atalcadas e um ambar ensolarado, sem se tornar pesado, e mantendo uma boa fixação e projeção na pele. É uma prova de que é possível, pelo menos olfativamente falando, manter uma linda manhã ensolarada por mais tempo do que ela pode durar na vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here