Pesquisar este blog

21 de dez de 2010

Philtre d'Amour - Guerlain

Notas:
Limão, bergamota, verbena, jasmim, petitgrain, neroli, mirtilo, feijão-tonka, patchouli

Falar de Philtre d'Amour é como falar de um amigo ou parente querido que sabemos que tem pouco tempo de vida restante. Lançado em 1999  e depois relançado em 2005, Philtre d'Amour foi descontinuado no ano de 2010 pela grife. Alguns frascos ainda podem ser encontrados nas lojas exclusivas e nos sites de venda online. É uma pena, entretanto, que um perfume tão harmônico saia de linha.

Philtre d'Amour, pelo ano lançado e pelo nome, cria expectativas de um perfume romântico, quente, doce, marcante. E grande é a surpresa ao prová-lo e perceber seu aroma cítrico chypre, digno de um clássico de qualidade da marca. A impressão que se tem é que o perfumista se inspirou nos chypres tradicionais para compor algo leve e de fácil uso. Esse amor é um amor comportado aos moldes clássicos, não uma paixão sensual avassaladora.

Philtre d'Amour é um exercício de equilíbrio entre o cítrico, o floral, e o chypre. Tudo é modelado para que a deliciosa sensação refrescante dos cítricos se estenda o máximo possível na pele. A saída possui um aroma cítrico marcante de limão, bergamota e verbena, um cítrico que se equilibra entre o ligeiramente verde, o azedinho e o doce cítrico. Há uma transição gradual para um buquet de flores cítricas, onde o neroli e o petit grain são as estrelas e são complementados por um jasmim primaveril verde e um uso discreto de fava tonka. A base é de um amadeirado sutil, com um patchouli levemente salgado e um musgo discreto, que apesar de não listado entre as notas é perceptível pelo aroma quente e musgoso. O musgo aqui funciona como um toque especial, que combinado ao patchuli cria um contraste com a refrescância cítrica floral e amadeirada.

Philtre d'Amour é como aquele amor mais cotidiano, de pequenos atos, simples, delicado, cuidadoso, que muitos não valorizam e somente percebem o quanto ele faz falta quando o perdem. É um perfume que deixará saudades pelo aroma brilhante, descomplicado e alegre que parece emanar dele toda vez que é usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here