Pesquisar este blog

15 de dez de 2010

Bvlgari Black - Bvlgari


Notas: Chá Lapsang Souchang, Bergamota, Jasmim, Cedro, Sândalo, Couro, Âmbar, Almíscar, Baunilha

É interessante notar como Bvlgari Black, lançado em 1998, parece pertencer ao clube seleto dos perfumes clássicos e atemporais e distante da perfumaria comercial atual, que possui um forte cunho descartável, centrada em grandes publicidades, estrelas da tv, música e cinema, e com perfumes vazios, dignos de desodorantes corporais. Sem uma grande campanha publicitária, estrelas semi-nuas ou comerciais com um cunho erótico, Bvlgari Black é focado, assim como nos clássicos, na construção de algo sólido e de qualidade.

Mantendo a tradição da casa de produzir perfumes com notas de chá, foi solicitado a perfumista Annick Menardo a construção de  um perfume com uma imagem urbana. Não posso afirmar se o frasco foi criado primeiramente que o líquido que ele contém, mas é interessante notar a sinergia entre a forma e conteúdo. Com um vidro redondo, no formato de um pneu, a fragrância composta possui algo de emborrachado, acourado, que remete ao asfalto e ao couros dos carros das cidades. É uma abstração de um conceito urbano, transportado com maestria para um perfume agradável de usar.

Black utiliza o conceito negro e urbano de uma forma compacta, com um arranjo do cheiros como uma máquina fechada, onde não há progressão das notas que a compõem. É possível perceber na pele sua exoticidade, com uma nuance herbal, algo queimado,acourado, complementado por uma baunilha amendoada cremosa que suaviza o conjunto e o impede de ir numa direção extremamente dark ou fetichista. Baunilha, couro e chá preto convivem equilibradamente, com pequenos intervalos onde um parece vir um pouco mais para o foco do olfato, mas sem que se deixe de perceber os outros. Como num jogo, Black aparece e desaparece da pele, dando a impressão de uma baixa fixação. Mas durante o dia, há momentos onde o seu aroma adocicado e acourado se expande e domina o nariz, deixando uma vontade de sentí-lo mais, para novamente desaparecer na pele.

É uma pena que a perfumaria comercial lance cada vez menos criações como Black, de perfumes que focam no cheiro e que não são feitos de forma genérica a agradar multidões. Um verdadeiro unissex, é recomendável para homens e mulheres que apreciam baunilha, couro e chá e procuram algo usável, exótico e de qualidade.

6 comentários:

+ Q PERFUME disse...

Um dos meus favoritos!!!
Em mim ele jamais some. Ele é discreto, na dose certa.
eu fiz uma resenha dele que ficou bem legal...

Rick disse...

Eu notei que em mim ele passa por fases. Quando eu achava que já não estava mais sentindo ele, o aroma de baunilha e couro subia diretamente par ao meu nariz para me lembrar que ele ainda estava lá. É realmente um perfume discreto, que não me parece ser adequado somente para um tipo de ocasião.
Preciso ir ler sua resenha, elas são sempre muito boas!

Felipe disse...

Esse perfume é elegante e muito discreto. Seu aroma não é forte, mas bem marcante, fazendo com que não se enjoem e também não chama muita atenção.
Quando uso ele tenho a sensação de estar em um universo onde não preciso de muito, mas preciso de um Bvlgari Black para fazer sucesso em várias ocasiões.

Rick disse...

Felipe, creio que você descreveu perfeitamente o estilo da bvlgari: elegância e discrição. Talvez seja por isso que algumas pessoas não gostam muito da grife, pois realmente não são perfumes expansivos, que dominam o ambiente.

narigudo disse...

olá , henrique . belo blog .parabéns .
quanto ao perfume , não faz meu estilo até hoje . tenho um frasco de 40 ml, já usei diversas vezes , mas ainda não aconteceu o "olhos nos olhos" com o perfume . o conceito bulgari (discrição.o qual eu adoro)está presente . mas a fragrância é , ainda , muito esquisita para mim . da marca , amo o extreme e o pour homme .

Rick disse...

Olá narigudo! Primeiramente, gostaria de agradecer o elogio :)
Você não gostou dele pois achou fraco ou tem alguma coisa que o incomoda?
Se o problema for a segunda opção,eu recomendo o Midnight in Paris Pour Homme da Van Cleef & Arpels, que possui algumas semelhanças com ele, mas onde essa parte é secundária.
Abraços!

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here