Pesquisar este blog

26 de out de 2010

Rose Splendide - Annick Goutal


Notas:

Rosa, Magnolia, Pêra e Musk

Impressões:

Rose Splendide é, conforme o nome promete, centrado num aroma esplêndido de rosas. A criação ao redor de um aroma tão utilizado e diversificado na perfumaria parece indicar uma tendência recente de trazer para a vida urbana aromas que remetam ao campo, a sensação fresca, natural, mineral que as pessoas perderam com vida nas grandes cidades. E não há grife melhor do que Annick Goutal para transformar essa necessidade em um aroma delicioso e harmonioso. As composições da marca são famosas por utilizarem o máximo que for possível notas naturais, criando deliciosos aroma florais, cítricos, amadeirados, herbais que, apesar de não possuíram as melhores fixações do mercado, possuem qualidade perceptível. A rosa é uma nota chave na grife, sendo uma das prediletas de sua fundadora, e nessa composição há uma homenagem a paixão pelas rosas, traduzida numa execução moderna e fácil de ser usada.

As rosas estão presentes do começo ao fim da evolução na pele. Não são rosas especiadas, picantes, nem rosas vermelhas, sedutoras, ou então rosas árabes, combinadas ao aroma complexo e medicinal do agarwood e ao especiado metálico do açafrão. Essas são rosas delicadas, recém colhidas, com um aroma verde e ligeiramente azedo, de rosas que acabaram de florescer. Há algo ligeiramente alcóolico, a princípio, no aroma das rosas, que remete ao cheiro de levedura, mas que rapidamente dá espaço para o aroma verde e acetinado das rosas.

A magnolia e a pêra são notas de suporte, para compor esse buquê campestre e romântico. A nota de pêra não é novidade para a grife, que a utiliza de forma mais focada em seu perfume Petit Cherie. Perfumes com pêra possuem uma tendência a ter cheiro de pass comfort se não forem utilizados corretamente, e nesse caso, assim como em Petit Cherie, a pêra funciona como um toque frutal verde, desprovido de muita doçura, que não tem o objetivo de desviar o foco da rosa, apenas ampliar sua característica verde e herbal. O aroma da magnolia funciona de forma parecida, e é bem delicado, quase não perceptível.

É interessante que Rose Splendide utiliza-se de notas parecidas ao Idylle Edt da Guerlain, porém sem ter semelhanças que os tornem iguais. A rosa está mais em foco, é a rainha da composição em Rose Splendide, ao passo que em Idylle ela possui um papel importante, mas que é divido com outras flores, como o ylang-ylang. As evoluções também divergem, pelo uso de diferentes tipos de musk. Ao passo que o musk de Idylle Edt vai por uma direção mais cremosa e doce, o utilizado em Rose Splendide possui algo discretamente especiado e é mais herbal em seu aroma.

Rose Splendide é um raro caso de sucesso moderno onde é possível perceber uma execução impecável do começo ao fim traduzido em um aroma romântico e delicado que é fácil de usar e que se mantém na pele num tom médio agradável de ser notado durante o dia. As composições da marca são conhecidas por possuírem fixação fraca, e nesse quesito Rose Splendide surpreende por durar 7 horas na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here